«O mais importante na vida é ser-se criador – criar beleza. Para isso é necessário pressenti-la aonde os nossos olhos não a virem. Eu creio q sonhar o impossível é como q ouvir a voz de alguma coisa q pede existência e que nos chama de longe.»
Terça-feira, 27 de Novembro de 2007
Infância - hora de imitar comportamentos e afectos

 

As crianças, desde os primeiros meses, aprendem a cuidar observando os seus pais, que fornecem a sua base de carinho e afecto que serão aplicadas em toda a sua vida.

 

Tão pequena e frágil. Assim começa a nossa história. Desde a gestação e ao longo dos primeiros anos de vida precisamos de cuidados quase a tempo integral. “É neste amor, expresso em gestos de carinho e protecção, que o grande aprendizado da importância do cuidado é passado de pais para filhos”, ressalta Jonas.

Ao observar as relações de cuidados que os adultos estabelecem nas suas vidas, os pequenos aprendem a importância e a delicadeza do acto de cuidar. “Pais, avós e professores são grandes espelhos para as crianças”, afirma Jonas.

Continuação do post: "A Alegria de Cuidar e Ser Cuidado" (2/5)



publicado por Mei Hui às 00:02
| escrever | favorito

2 comentários:
De Lua de Sol a 28 de Novembro de 2007 às 09:53
Jonas está certíssimo!
A infância é a base do que seremos. É certo que "nunca é tarde", que "posso mudar", mas sejamos realistas... Será que um adulto é mesmo capaz de mudar radicalmente?! Se nunca aprendeu a cuidar e a amar, porque infelizmente não teve esses exemplos, será que vai conseguir ser muito afectuoso?! Talvez um em mil. Afinal, não há regra sem excepção.
E o que disse nada tem a ver com pobreza, com uma criança ser educada num meio pobre materialista mas sim pobre espiritualmente, pobre de afectos.
Cuidar é dar amor e disciplina. Nem só uma coisa, nem só a outra.
O amor, o carinho, desenvolve a nossa inteligência emocional (agora já se faz a distinção entre os vários tipos de inteligência). A disciplina ensina-nos a canalizar e a adaptar os conceitos afectivos, confere-nos inteligência lógica.

Cuidar, sempre com muita ternura... Uma criança é uma flor...

Beijocas


De Alfa a 28 de Novembro de 2007 às 18:58
Acho que cuidar é uma forma de amor. Por isso cuidar é amar e ser cuidado é ser amado, invoco o "Sozinho " de Caetano Veloso quando agente ama é claro que a gente cuida..."

beijinhos


Comentar post

Confidence and style is all about looking great and feeling fantastic.
Pesquisar no Spa
 
Pétalas de Perfume

Massagem a Bebés

Amamentar aumenta QI

O Pai Natal vai a Caminho...

Mãos, cotovelos e joelhos

Dicas para o Rosto

Ritual de Beleza

Maturidade – tempo de com...

Vida Adulta – equilíbrio ...

Adolescência – ensaio par...

Infância - hora de imitar...

Gotas da Essência
anuncios para empresas
tags

todas as tags

Caixinha das Pétalas

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Fazer olhinhos
blogs SAPO